quarta-feira, 5 de agosto de 2009


COLÉGIO ESTADUAL DE INDIARA

PROJETO Valorizo porque sou C.E.I.

ANO LETIVO: 2009 Mês: março




"A verdadeira solidariedade começa onde não se espera nada em troca."
(Antoine de Saint-Exupéry)



“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defende-lo para as presentes e futuras gerações.” (Artigo 225 da Constituição)



JUSTIFICATIVA
Experiências pedagógicas inovadoras no qual incentiva os alunos a valorizarem mais o ambiente escolar é fundamental. E como tornar um ambiente acolhedor? Depende de todos: funcionários, alunos e comunidade para que sua conservação e preservação seja efetiva.
Necessitamos da participação de todos os envolvidos na educação, criando assim, um elo de responsabilidades. Sendo desafiador: conservar e preservar o prédio da escola pois, ainda há alunos que não se sensibilizam o suficiente, pois jogam lixo em qualquer lugar, rabiscam carteiras e paredes, pisam na grama destroem plantas do jardim, não percebendo a extensão dessas ações e nem a responsabilidade de estarem colaborando por um ambiente que se torna desagradável. Mudar não é fácil, mas a partir de pequenas atitudes, as mudanças acontecerão.
O resgate da disciplina, que afeta tanto o aprendizado dos alunos deve ser também colocado como prioridade para um bom relacionamento e desempenho dos educandos.
E para dar condições de melhoria se faz necessário, experiências pedagógicas inovadoras que incentive os alunos a valorizarem cada vez mais o ambiente escolar.






OBJETIVO
-Incentivar e valorizar os trabalhos realizados pelos alunos.
-Valorizar a parte física da escola.
-Incentivar a criatividade dos alunos.
-Criar espírito esportista e solidário nos alunos.
-Incentivar os alunos a valorizarem o “seu” patrimônio público.
-Valorizar ainda mais os professores e alunos da escola.
-Despertar no aluno maior interesse em dedicar-se nas atividades escolares.



METODOLOGIA

-Exposição dos questionamentos trabalhados em sala sobre “pequenas soluções e grandes progressos”, relacionados à preservação do ambiente escolar.
-Criação da poesia homenageando a escola.
-Criação de artigos dos alunos e funcionários sobre sua percepção de violência na escola e como fazer para extinguir esse mal.
-Exposição de fotografias e depoimentos sobre a escola.” Do antes e depois”, analisando o seu resultado final.
-Criação das normas de convivência escolar
-Registrar relatos importantes sobre a escola .
-.Escrever a historia educacional.”a arte de ser professor(a).
-Realização de gincana, arrecadando materiais de limpeza.
- Debates.
-Torneios esportivos.




AVALIAÇÃO

A avaliação se fará a critério do professor que poderá fazer tais observações:
-Participação e interesse.
-Criatividade
-Pesquisas

A seguir, algumas questões para reflexão. Na escola:- Todas as pessoas (alunos, funcionários, professores, pais...) são respeitadas? - Os professores têm se atualizado, visando um ensino de qualidade?- Os temas da violência e dos direitos dos cidadãos fazem parte integrante do currículo escolar?- A escola oferece palestras e cursos sobre o tema da violência? Esses eventos têm contado com a participação da família e da comunidade?- As diferentes opiniões são respeitadas ?- As famílias têm assumido o seu papel na formação de seus filhos?- As expressões dos alunos sobre as mais variadas situações têm sido incentivadas?
"Esta negação dos direitos fundamentais à maioria da população brasileira encontra explicação no modelo econômico e social excludente, que apresenta grandes disparidades quanto ao acesso da população aos bens sociais, caracterizando-se como uma sociedade que apresenta uma das piores distribuições de renda do mundo. A convivência dos indivíduos, em extrema desigualdade social, certamente é um dos fatores que muito contribuem para a degradação do comportamento humano." "É preciso que trabalhemos um novo formato de prática pedagógica, em que a escola passe a ser, de fato, local de aprendizagem, de uma nova cultura, a da aprovação e da formação da cidadania, entendida como a materialização dos direitos sociais a todos os cidadãos."

“Os desafios da indisciplina em sala de aula e na escola”
Celso Vasconcelos

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