quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Projeto Niver-CEI

PROJETO – NIVER – CEI
PARABÉNS A VOCÊ COM MUITO CARINHO E ESTUDO



Pouco restou do Setor São Simão, localizado na cidade de Indiara, que tinha como construção, somente o Colégio Estadual de Indiara. No lugar da casas espalhadas, o prédio da garagem da Prefeitura, Assistência Social, Comigo etc... eram apenas lotes baldios, sem energia, água tratada, telefone e asfalto.
Através deste, um conjunto de atividades, chamado Fórum cultural, mobilizou Professores e alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, pela segunda vez consecutiva a depositar seus trabalhos de 2008 em uma caixa de concreto. As turmas foram divididas em grupos para pesquisarem os principais fatos históricos, políticos e econômicos do país, de Goiás, de Indiara e do Colégio, sendo que no mesmo ano que foi aberto a história foi recontada desde que o Colégio surgiu, em 1978.
O roteiro de estudos, montado em janeiro, aproximou pela primeira vez disciplinas aparentemente distantes, como Português, História e Matemática. “A multidisciplinaridade era o grande objetivo do Fórum”. Conseguimos integrar as disciplinas.
Para apresentar suas pesquisas, os alunos fizeram exposições orais e dramatizações. “O resultado foi acima do esperado.
O tubo deve ser aberto somente no ano 2018, porém para arquivar as pesquisas, foi escolhida engenhoca com três partes: a cápsula propriamente dita, para acolher os trabalhos escolares, feita com um tubo de PVC de 60 centímetros de diâmetros por 0,5 metro de comprimento, como também outras medidas, de acordo com o trabalho realizado, vedado nas extremidades por tampas do mesmo material: em “cofre” para a guarda do tubo, construído com uma caixa-d’água de cimento-amianto de 1000 litros, lacrada por uma tampa de concreto; e uma pequena pilastra de cimento para suportar uma placa comemorativa do Projeto Pedagógico.
O Foco da pesquisa foi a Eleição Municipal e a reforma do Colégio com a chegada do Laboratório de Informática, Biblioteca, Sala de Vídeo e o Trabalho de Inclusão, que também farão, parte dos tubos a serem abertos no ano de 2018, quando o Colégio comemorará quarenta anos de atividade.
Portanto, será um tesouro didático à espera do futuro. Na cápsula estão depositados trinta objetos, resultantes de trabalhos de todas as séries. A equipe gestora também selecionou alguns objetos representativos da escola, como registro oficial, tais como: texto do Projeto Pedagógico, PDE(Plano de Desenvolvimento Escolar e Regimento proposto em 2008, o uniforme, o Projeto Níver CEI 2008 e o de 1998 e um álbum com fotos de alunos, professores e funcionários, todos identificados, e ainda do ambiente Escolar e suas dependências

Veja abaixo o Projeto que foi realizado:

PROJETO – NIVER – CEI
PARABÉNS A VOCÊ COM MUITO CARINHO E ESTUDO




JUSTIFICATIVA

Justifica-se através deste, o relato de atividades dos alunos, sob a orientação dos professores e toda equipe gestora do Colégio Estadual de Indiara do ano de 2008, ano em que o Colégio completou 30 anos de fundação, a ser depositado em uma caixa de concreto e ser aberto só em 2018, com o intuito de ser demonstrado a evolução social, econômica e política no decorrer destes 10 anos, época em que o Colégio completará 40 anos, promovendo assim, uma reflexão comparativa, analisando os pontos positivos e negativos de sua evolução.

OBJETIVOS

- Transmitir as gerações seguintes a paternidade de obras públicas;
- Ampliar a consciência dos participantes sobre a importância das habilidades relacionais e comunicacionais, no contexto e no exercício de suas atividades educacionais, ante o desejável moral do Colégio e o rendimento de aprendizagem.

AÇÕES METODOLÓGICAS

As atividades seguirão técnicas de pesquisas, seguidas de exposição dialogada, estudos e análises individualizados, dinâmicas de grupo e realização de seminários através de oficinas. Tendo como recursos: TV/vídeos/DVD, Retroprojetor/transparências, lousa, data-show e outros recursos que no momento for conveniente. Após as pesquisas serão desenvolvidas apresentações, seguidas de relatórios reflexivos, discutidos e posteriormente exposicionados os materiais coletados e confeccionados.


CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Responsáveis
Série

Atividades

Alessandra
Bernadete
2º B -Ouro Azul
Celina
Claudete
9º B-A Reforma e o Vandalismo

Darlênia
Delmaci
9º C-Restrospectiva do CEI - 2008

Dirce
9º C-Restrospectiva do CEI - 2006

Dilma
7º A-Mapa da Escola

Divino
Fátima
3º B-Política histórica de Indiara

Ivonaldo
3º A-Comércio de Indiara

Joelmo
2º E-O Lugar Onde Vivo em Poesias


Késia
3º C-Projeto Literatura

Malba
Maria Neusa
9º A-Minha História, Minha Vida!

Monísia
Olira
2º C-Paz

P. Henrique
Regina
Rosimeire
Simone
Mult-Atelier de Artes Plástica e Presépio

Silvânia
Vanderlei
Valeriano
Viviane



AVALIAÇÃO

Consistirá em um processo contínuo que ocorrerá durante todo o projeto. Deverão ser elaborados as oficinas e apresentados através de exposições. Conforme a opção das oficinas, os trabalhos poderão ser apresentados através da oralidade ou materiais concretos.Vanderlei




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui os seus comentários.